quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Papel do Aluno na EAD

Ao escolher um curso na modalidade a distância, o aluno passa a fazer parte de um modelo educacional que se notabilizou por ser aberto e permanente. Aberto porque rompe as barreiras das salas de aulas e dos muros escolares, utilizando métodos e ferramentas para vencer as distâncias. Permanente, porque está disponível a qualquer tempo, em qualquer lugar, para todos os que sentem a necessidade de se manter atualizados para a vida pessoal e profissional.

Contudo, é importante que esse aluno aprenda a conviver com os elementos que farão parte da sua rotina de estudos. A organização do tempo, o planejamento das atividades, a capacidade de concentração, de autoavaliação serão seus aliados no desenvolvimento dos estudos autônomos, nas leituras dos livros de apoio e nas atividades que, muitas vezes, se encontram em um ambiente virtual de aprendizagem.
  
Aluizio F. Elias
  
*Professor do curso de História/EAD da Universidade de Uberaba e aluno regular do mestrado em História da Educação oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário