segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Breve Histórico da Educação a Distância - EAD

A Educação a Distância tem sido objeto de tantas experiências e enfoques  distintosque se torna difícil estabelecer uma definição consensual e definitiva para o  termo. O que se pode afirmar com certeza é que os materiais impressos têm,  historicamente, uma íntima associação com ela - de início como única mídia disponível e, com a evolução técnica, consorciados a outras mídias. Apesar da profusão de abordagens conceituais sobre EaD, nos últimos anos chegou-se a definições mais precisas, embora não homogêneas. Duas delas são bem ilustrativas para os propósitos deste artigo: M. Moore e G. Kearsley (1996) definem: "Educação  a Distância é o aprendizado planejado que normalmente ocorre em um lugar diverso do de ensino e como conseqüência requer técnicas especiais de  planejamento de curso, técnicas instrucionais especiais, métodos especiais de comunicação, eletrônicos ou outros, bem como estrutura organizacional e administrativa específica."

Tripathi (1997) cita três critérios para definir Educação a Distância:
  1. Separação entre professor e aluno, pelo menos na maior parte do processo instrucional;
  2. O uso da mídia educacional para unir professor e aluno;
  3. Provisão de comunicação de duas vias entre instrutor e aluno.
Conforme salientam os autores, o planejamento das atividades e a comunicação de duas vias são requisitos para que se caracterize a EaD, entre outros. Algumas das primeiras experiências organizadas de EaD, nos séculos 18 e 19 (Landim, 1997; Universidade Aberta de Portugal, 1998), apresentam estas características:
  • Em 1728, a Gazeta de Boston, em sua edição de 20 de março, oferece num anúncio: "material para ensino e tutoria por correspondência".
  • Em 1840, um sistema de taquigrafia à base de fichas e intercâmbio postal com os alunos é criado pelo inglês Isaac Pitman.
  • Em 1856, em Berlim, a Sociedade de Línguas Modernas patrocina os professores Charles Toussain e Gustav Laugenschied para ensinar francês por correspondência.
  • Em 1858, a Universidade de Londres passa a conceder certificados a alunos externos que recebem ensino por correspondência.
  • Em 1883, começa a funcionar, em Ithaca, no Estado de Nova Iorque, EUA, a
Universidade por Correspondência. Em todos esses exemplos, o ensino se dava via materiais impressos distribuídos pelo correio, preparados especificamente com propósito educacional, em um processo de troca entre instrutores e alunos . Os cursos por correspondência foram os precursores dos cursos a distância contemporâneos. 

VERAS - Material Impresso na Educação a Distância - estratégias de concepção e redação. Disponível em: http://simaocc.home.sapo.pt/e-biblioteca/pdf/ebc_dauroveras1.pdf. Acesso em 08 de novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário