Modelo de Ensino Presencial e a Distância |
Vantagens:
O fator geográfico: em que não é necessário a deslocação até à universidade para reter as informações necessárias à aprendizagem. Além de permitir realizar cursos não existentes na aréa de recidencia do estudante.
Tempo: as deslocações até à universidade originava para muitos uma perca de horas de estudo e de cansaço, com o ensino à distância têm a possibilidade de quem for trabalhador-estudante conseguir acompanhar o ritmo.
Auto-aprendizagem: o aluno torna-se autónomo no seu método de ensino, resultando de um desenvolvimento pessoal. Este estuda de livre vontade, sem que lhe imponham regras de estudo.
Aquisição de conhecimento: O aluno tem a possibilidade de rever a matéria sempre que surgir dúvida, esquecimento ou necessite de estudar, é uma aquisição contínua dos conhecimentos.
Baixos custos: O aluno não necessita de realizar viagens, por exemplo carro, ou mesmo proceder ao pagamento de pensão, através do site consegue chegar à informação. Além de permitir a formação de um grande número de formandos a baixo custo.
Utilização de recursos multimédia: o facto de estar a conviver com as novas tecnologias vai conseguir desenvolver os seus hábitos de trabalho, experimentar novos programas, desenvolver trabalhos com maior qualidade, etc.
Cursos mais cativantes: o conteúdo dos cursos pode ser apresentado de variadíssimas formas, por exemplo, através e um PowerPoint ou vídeo que torna a leitura e a compreensão muito mais fácil e contribui para a satisfação do aluno, evitando a monotonia.
Desvantagens:
Comunicação física: Impede a relação humana entre o professor e o aluno dentro de uma sala de aula.
Conhecimento tecnológico: exige que o aluno tenha alguns conhecimentos tecnológicos para poder usufruir deste método de ensino.
Hábitos: os alunos perdem o hábito dos horários escolares, que pode proporcionar mais tarde a ter dificuldades a cumprir horários no seu local de trabalho.
Custos: o fato do aluno aceder à internet acarreta custos, principalmente se for a partir de sua casa.
Baixa Confiança: este tipo de estratégias educativas tem um nível de confiança mais baixo por parte de educadores, aprendizes, responsávaies de institições e grupos conservadores e resistentes à inovação.
Bibliografia:
SANTOS, Arnaldo. Ensino a Distância & Tecnologias de informação: E-learning. Lisboa: Fca, 2000. 175 p.
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